quinta-feira, 30 de maio de 2013

TRABALHANDO AS DIFERENÇAS

20/11 - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Pluralidade cultural

A cultura negra e sua influência na formação do povo brasileiro devem ser trabalhadas de maneira interdisciplinar

Por Vanessa Prata



Objetivos:

★ Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afrobrasileiros, na escola e na sociedade
 Entender e valorizar a identidade da criança negra Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana Trazer à tona discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos

Faixa etária: 5º ano
Duração: 10 aulas


Menos desigual

Primeiro passo

• Língua Portuguesa: comece com a leitura do livro Pretinho, Meu Boneco Querido (Editora do Brasil) e, depois, promova uma discussão reflexiva sobre a história.

• Educação Artística: construa um boneco negro coletivamente, e todos os dias um aluno sorteado leva-o para casa.

• Educação Física: desenvolva atividades nas quais os alunos se toquem, ressaltando as diferenças/ semelhanças existentes, cabelo e boca, por exemplo.

• História: exiba o filme Kiriku e a Feiticeira, em que os alunos terão a oportunidade de conhecer um herói minúsculo que não é branco e que salva sua aldeia de uma perigosa feiticeira. Proponha aos alunos que desenhem o que acharam mais significativo no filme.

• Ciências: apresentar radiografias do crânio, mãos e pés e pergunte aos alunos se existe a possibilidade de saber a cor da pessoa.

• Matemática: analise estatísticas sobre a população afrodescendente no Brasil.

• Geografia: analise um mapa do Brasil com as populações quilombolas.

Segundo passo

• Língua Portuguesa: solicite relato escrito no caderno da experiência com o boneco.

• Educação Artística: cada aluno desenha sua família para uma análise de como se percebem no âmbito familiar.

• Educação Física: discuta a capoeira e os instrumentos utilizados, se possível com a presença de um grupo de capoeira.

• História/Geografia: solicite pesquisa individual sobre o Dia da Consciência Negra.

Terceiro passo finalização

• Língua Portuguesa: produza um pequeno livro com os relatos das experiências dos alunos com o boneco e uma noite de autógrafo no encerramento do ano letivo ou na mostra cultural.

• Educação Artística/História: promova a criação de uma história em quadrinhos a partir da pesquisa do Dia da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares.

• Educação Física: promova a apresentação de uma dança ou brincadeira de origem africana.

• Matemática/Geografia: confeccione tabelas e gráficos sobre a população brasileira.

• Ciências: produza um painel sobre a melanina como agente definidora da cor de pele,cabelos e olhos no ser humano.

" A história e a cultura negra devem ser abordadas numa perspectiva positiva, valorizando a identidade negra e desconstruindo o mito da democracia racial em nosso país."

Marcelo Mondim

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