Além de despertar o interesse pela leitura, com a utilização deles, é possível estimular a alfabetização, aperfeiçoar a linguagem oral e trabalhar o lado psicológico das crianças
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Presentes nas séries iniciais, os contos de fada favorecem a aprendizagem ao despertar o interesse das crianças que, quando previamente preparadas, envolvem-se com as histórias, obtendo momentos de prazer e de descontração e ainda desenvolvem o poder de imaginação, a percepção e a fantasia. Tais elementos ajudam a formar a personalidade dos pequenos que, ao assimilarem os contos, também interiorizam, de uma forma espontânea, certos valores explícitos ou implícitos nos textos trabalhados. Além disso, mesmo que a criança não saiba ler, ao ser motivada a folhear os livros, ela acaba por reconhecer algumas letras e, então, começa a buscar o aprendizado das demais, na tentativa de entender o conto sozinha. Dessa forma, a alfabetização se concretiza com mais facilidade e, em consequência, leva à escrita, à interpretação e ao reconto.
Dica de leitura!
★ Histórias Boas de Contar dos Irmãos Grimm
Embora haja uma imensidão de obras com contos de fadas, selecionamos o livro de Eraldo Miranda que resgata vários contos dos Irmãos Grimm que falam de medo, de cuidados com o outro, de bondade, de amizade, de alegria etc. Ricamente ilustrado por Nilton Bueno, ele é perfeito para ser lido por crianças ou recontado por professores (e pais), pois todas as histórias foram recolhidas da tradição europeia e formam uma grande colcha de leituras do mundo do encantamento. Com 68 páginas, seu preço médio é de R$ 42,00. Mais informações: Editora Elementar (www.editoraelementar.com.br)
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Benefícios psicológicos
Atualmente, acredita-se que o efeito integrador que os contos de fadas têm sobre a personalidade seja responsável pelo fato de terem resistido à passagem do tempo e se universalizado. Além disso, há evidências de que os sistemas de crenças produzem um efeito decisivo sobre o funcionamento do ser humano, tanto psíquico quanto fisiológico, pelo modo com que nos infundem esperança e nos ajudam a superar dificuldades, mesmo na vida adulta. Logo, como os contos de fadas evocam sempre uma verdade atemporal, em contato com eles, a criança, internamente, fará a transposição para a sua realidade atual e, em função de suas necessidades psíquicas momentâneas, também elaborará conteúdos internos por meio da repetição da história, que lhe dará a confirmação do conteúdo que está sendo processando.
Outra função importante dos contos de fadas é a de resgatar o “tempo da alma”, pois a criança precisa cumprir cada etapa do seu desenvolvimento para ter uma estrutura psíquica equilibrada. A alma tem um tempo próprio, característico, ditado pelos ritmos da natureza, que não costuma ter pressa e é ele que regula as fases do amadurecimento humano, em oposição à ansiedade e acúmulo de demandas, cobranças e pressões exercidas pela sociedade. Por isso, a escolha dos contos também deve recair sobre os que sempre apresentam um fim feliz.
Aqui vale lembrar que, em meio a esse tipo de atividade, não cabe qualquer espécie de julgamento moral ou censura. O que importa não é ensinar às crianças como se comportar (o que a própria história já faz, de uma maneira muito mais rica e ilustrativa, ao mostrar as consequências dos atos de cada personagem), mas oferecer às elas a oportunidade de expressarem suas dificuldades emocionais de uma maneira protegida. De um modo bem resumido, os contos de fadas têm a capacidade de passar às crianças a mensagem de que na vida é inevitável se deparar com dificuldades, mas se lutarem com firmeza será possível vencer os obstáculos e alcançar a vitória.
Contos de fadas nas séries iniciais
Além de despertar o interesse pela leitura, com a utilização deles, é possível estimular a alfabetização, aperfeiçoar a linguagem oral e trabalhar o lado psicológico das crianças
Dicas para trabalhar a temática
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★ Depois, posicione os alunos no chão, em uma roda de contação de histórias. Feito isso, mostre a capa de alguns livros para que visualizem as imagens e, então, pergunte se conhecem os títulos, os personagens e as situações vivenciadas por eles no conto. Deixe que se expressem. ★ Em seguida, faça a leitura em voz alta do conto, mas, em paralelo, mostre as ilustrações para que as crianças percebam sua importância para a história e como traduzem o texto. ★ Obtida a atenção dos alunos, pergunte quem se identifica ou tem medo dos personagens, na intenção de identificar conflitos, medo e sentimentos de perda. De forma organizada, deixe que cada criança explique o porquê da sua escolha. ★ Na sequência, evidencie que os contos ensinam que é sempre possível vencer obstáculos, desde que haja determinação pessoal. Mostre como eles revelam os conflitos internos, que abrangem desde a inevitabilidade da morte, o envelhecimento, a luta entre o bem e o mal, a inveja, entre outros. ★ Frise também como esses problemas sempre oferecem desfechos otimistas, para que, intuitivamente, as crianças obtenham uma referência favorável para se comportar diante de problemas e enfrentar os próprios medos, desejos, amores e ódios. |
Sobre os contos de fadaNarrativas curtas, cuja história reproduz, a partir de um motivo principal, conhecimentos e valores culturais, envoltos em algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, que são transmitidos de geração para geração. Apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns neles do que as fadas propriamente ditas. No entanto, como regra comum, herói ou heroína sempre tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal.
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Dica de leitura!
★ Meu Primeiro Larousse dos contos de fadas
Os mais célebres contos infantis da literatura universal, em versão original e sem cortes, são apresentados em páginas coloridas e totalmente ilustradas. A cada palavra, a cada página, um mundo de fantasia repleto de reis, rainhas, príncipes, bosques e castelos revelam-se pouco a pouco ao pequeno leitor, e também aos adultos interessados em conhecer as versões originais.
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Os grandes autores de contos de fadasAlém dos irmãos Grimm, destacam-se Charles Perrault, que deu vida à Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida etc; Hans Christian Andersen, que nos presenteou com a história do Patinho Feio; e Charles Dickens, com o Conto de Natal e a história de Oliver Twist. No Brasil, a obra de Monteiro Lobato também é utilizada como base ao início literário de muitas crianças.
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