Projetos
Tudo se cria, tudo se
transforma ?
Objetivos
- Reconhecer brinquedos
com os quais brincam ou objetos utilizados em casa e analisar os processos de
transformação.
- Planejar e construir
objetos ou brinquedos a partir de materiais diversos.
- Organizar o pensamento
e registrar as descobertas vividas.
- Produzir um diário com
registro de idéias e texto instrucional de como transformar algum objeto num
brinquedo, engenhoca ou outro objeto a ser utilizado.
- Investigar o
funcionamento dos objetos e brinquedos que observam.
- Questionar, refletir,
agir e interagir com os colegas buscando encontrar respostas para os desafios.
- Compreender a evolução
e a história das invenções humanas, motivadas pela curiosidade, pela
necessidade ou por um desejo de maior conforto.
Conteúdos específicos
- Participar de
atividades que envolvam processos de confecção de objetos.
- Procedimentos de
pesquisa ¿ coletar informações em diferentes fontes de pesquisa (livros,
vídeos, postais, obras de arte, jornais, revistas).
- Reconhecer
características de alguns objetos e criar outros a partir do material
disponível.
- Planejar pequenos
projetos de construção.
- Identificar as
transformações e refletir sobre o porquê ocorrem.
Ano
1º ano
Tempo previsto
4 meses
Materiais necessários
- Almanaques, livros,
revistas
- Pedaços de tecido,
madeira, tubos de PVC, sucatas de papelão e embalagens plásticas
- Diversos tipos de
papel, lápis de desenho, fitas adesivas, tinta guache, giz de cera, palitos,
lã, barbante, canudos, etc.
- Livros de histórias,
gibis, almanaques com personagens (fictícios e reais) inventores: Professor
Pardal, Franjinha, Visconde de Sabugosa, Leonardo da Vinci, Santos Dummont,
entre outros.
Desenvolvimento das
atividades
1. Inicie o projeto
pedindo às crianças que tragam um brinquedo. Proponha uma reflexão a partir de
perguntas como: Vocês sabem do que estes brinquedos são feitos? Será que seus
pais ou avós brincavam com brinquedos deste mesmo tipo?
2. Escolha na roda de
alunos brinquedos que sofreram transformações com o tempo: Será que este
carrinho sempre foi assim? Vocês imaginam um carrinho de brinquedo com outro
material? Será que nossos avós brincavam de carrinho? E as bonecas? Será que
sempre foram assim de plástico?
3. Leia o livro "Eu
me lembro", de Gerda Brentani. A partir das imagens e da leitura proponha
que as crianças pesquisem e tragam para a escola brinquedos e objetos dos avós
ou outros familiares. Você poderá organizar um pequeno museu, com o intuito de
que as crianças percebam as transformações ocorridas com o passar do tempo.
4. Disponibilize livros
e pesquisa de imagens para que as crianças pesquisem outros objetos que
sofreram transformações. A leitura do livro "Lolo Barnabé" de Eva
Furnari pode suscitar uma discussão interessante sobre os produtos que surgem
de acordo com a necessidade e curiosidade humana.
5. Inicie uma conversa
sobre como as pessoas fazem para ir de um lugar ao outro? Que meios de
transporte utilizam? Será que o carro sempre foi assim? E será que os aviões
sempre existiram? Quem inventou o avião? E por que será que inventaram o avião?
6. Pesquisem sobre a
invenção e a importância da roda, proponha experiências de tentar mover objetos
sem o uso da roda. Peça que as crianças façam uma pesquisa sobre como surgiu o
avião. Você poderá propor que registrem as descobertas em forma de escrita ou
desenho e expô-las num painel.
7. A partir da leitura
em capítulos do livro "Diário do Capitão Arsênio", de Pablo
Bernasconi proponha uma "brincadeira" de analisarem o projeto maluco
do Capitão Arsênio: Será que ele consegue voar desta maneira? O que não vai dar
certo? E o que vocês acham possível?
8. Analise os registros
do diário do Capitão - há desenhos, pequenas legendas, enfim, há um
planejamento do projeto. Será que todas as invenções passam pelo mesmo
processo? É importante que as crianças possam perceber que a criação e a
mudança dependem, muitas vezes, de um planejamento.
9. Assistam à história
"O pequeno Alquimista". As crianças terão a oportunidade de
acompanhar a trajetória feita pela personagem principal para a invenção de
engenhocas malucas.
10. Proponha às crianças
a elaboração de um brinquedo a partir de pedaços de madeira, sucata, tubos de
PVC, papelão, entre outros materiais. Para isto é importante que as crianças
sejam estimuladas a observar outros brinquedos e engenhocas dos livros
mencionados na bibliografia. Antes da criação é importante oportunizar que as
crianças escolham o que querem criar, façam esboços do projeto, testem e
verifiquem se algo precisa ser modificado.
11. Organizem uma
exposição dos objetos ou brinquedos criados a partir de outros materiais para
outros colegas da escola.
Produto final
Exposição de objetos ou
brinquedos criados a partir de materiais diversos, das transformações de alguns
objetos ao longo do tempo e dos esboços de criação baseados na produção do
Diário do capitão Arsênio.
Avaliação
Ao final do projeto
espera-se que a criança seja capaz de:
- Perceber as
transformações ocorridas nos objetos e brinquedos ao longo do tempo
- Buscar, relacionar,
valorizar e saber fazer uso das diferentes fontes de pesquisa e informações
utilizadas ao longo do projeto.
- Realizar pesquisas
apoiadas em leituras de imagens e/ou textos informativos lidos pelo educador.
- Registrar através de
desenhos, ou pequenos textos as etapas de pesquisa, esboço de idéias e etapas
da construção de seus inventos.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/transformacao-objetos-526094.shtml.
Nenhum comentário:
Postar um comentário